Criamos o Projeto “Pequenos Grandes Escritores”, com o intuito de formar novos leitores e conscientizar os familiares sobre a importância da leitura para as crianças.
Após termos conteúdo literário, vocabulário vasto e principalmente envolvimento com a literatura infantil, incentivamos nossos alunos a escreverem seus próprios livros.
O trabalho foi minucioso na criação, ilustração e elaboração das histórias. Tivemos o cuidado de instigar os alunos, mas respeitamos a imaginação e a criatividade de cada sala.
Os livros foram formatados, editados e impressos, na qual resultou uma exposição maravilhosa e emocionante.
Os autores estavam lindos. Os familiares ansiosos e nós…, a Escola Pequeno Reino, orgulhosos de nosso trabalho e de nossos alunos.
A coleção foi solenemente lançada e depois, os convidados presentes prestigiaram nossos “Grandes Autores”.
Com orgulho, em nome da Equipe Pedagógica da Escola Pequeno Reino.
Objetivos
- Trabalhar a literatura na escola como possível formadora de alunos em sujeitos que simplesmente, não pertençam a uma sociedade, porém a questionam e a transformam.
- Despertar e incentivar o interesse pela leitura e pela escrita, mostrando aos alunos diferentes portadores de texto.
- Desenvolver o raciocínio linguístico, compreendendo as ideias expostas em cada livro, transmitindo-as em suas produções.
- Compreender e usar a Língua Portuguesa, através das leituras e das produções, como geradora de significados, de organização e representação do mundo e da própria identidade.
- Aproximar os alunos do universo escrito, para que possam manuseá-lo, reparando na beleza das imagens, relacionando com o texto com a ilustração, manifestando sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo seus próprios desejos de leitura.
- Enriquecer o vocabulário, desenvolvendo as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
- Propor atividades em que os alunos tenham a oportunidade de perguntar, prever, recapitular, opinar, resumir, comparar, confrontar e fazer seus próprios entendimentos.