O projeto teve como objetivo levar os alunos a conhecerem de uma forma lúdica um pouquinho do universo e conhecer as principais características do nosso Sistema Solar.
Foram desenvolvidas diferentes atividades envolvendo os planetas, a estrela ,o sol, a lua, como acontece o dia e a noite, as fases lunares, as estações do ano, e as características
dos foguetes e astronautas.
No decorrer do projeto, notamos que as crianças ampliaram os seus conhecimentos sobre a temática desenvolvida, bem como, o interesse por atividades relacionadas ao Sistema Solar. Os resultados são gratificantes, pois o papel do professor como mediador do conhecimento permitiu o desenvolvimento de atividades prazerosas tanto para as crianças quanto para a docente.
Justificativa
Nosso Sistema Solar é rico em mistérios, curiosidades e belezas. Ele é apenas um dos que existem em nossa galáxia e existem inúmeras galáxias, dando uma idéia de amplitude e magnitude. Até pouco tempo atrás acreditava-se que a terra era chata, que estava no centro do sistema e que o ser humano era o ser mais importante que existia. Essas idéias foram mudando ao longo dos tempos e muitas idéias ainda estão por mudar. A constante inquietude e a vontade de saber mais impulsiona ser humano a questionar e estudar o diferente. O pensamento infantil tem a “essência cientista” que busca constantemente respostas para suas dúvidas e curiosidades.
Objetivo geral
Assim, o presente projeto, em primeira instância, intenciona descobrir o conhecimento prévio dos alunos a cerca do tema. Em seguida apresentar-lhes algumas informações e instigando-os ao pensamento investigador, reflexivo e conclusivo sobre os estudos encaminhados.
Objetivos específicos
– Identificar as letras do nome dos planetas;
-Identificar algumas características dos planetas – permitindo reconhecer semelhanças e diferenças entre eles;
-Saber a quantidade de planetas do nosso Sistema Solar;
-Observar o céu percebendo suas características em diferentes dias;
-Confeccionar planetas (planetário);
-Desenvolver as habilidades de observar, comparar e classificar;
– Valorizar as características do nosso planeta Terra, respeitando e cuidando da nossa natureza.
Temas abordados
– Conceito de Astronomia
-Primeiros Astrônomos
– Origem do Universo
– Constituição das Estrelas
– Formação das Galáxias
– Surgimento dos Sistemas Solares – Planetas Extrasolares
– Sistema Solar
– Sol
– Planetas: estruturas e características
– Satélites Naturais: Lua
– A vida no Universo
Curiosidades:
-Buraco negro
– Meteoros e Asteróides
– Cometas
Atividades
Desenho de paisagem onde as nuvens devem ter formas especiais, a exemplo da estória contada. Em seguida cada aluno receberá uma folha
Estrela Cadente atividade- Brincar de esconde-esconde no parque. A professora escondeu três estrelas de três cores diferentes. Para cada cor existia um trio de estrelas escondida no parque. Os alunos serão divididos em duplas e terão a missão de encontrar as três estrelas de uma determinada cor.
Cada aluno recebe duas estrelas de papel paraescrever pedidos para a “mágica” estrela cadente. Os pedidos serãocolocados em uma pequena caixinha enfeitada.
Brincadeira de forca de duplas com algumas palavras relacionadas ao projeto.
Textos, vídeos e reportagens que utilizaremos no decorrer do projeto:
http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/meteorito-abre-crat…
http://www.youtube.com/watch?v=vPwbkcuwP5o&feature=related (Dokky a posição dos planetas.)
http://youtu.be/KFoySUkWqq0( Conceituando a astronomia)
http://youtu.be/a0Ec7b0Zebg( mini biografia de Galileu Galilei)
http://youtu.be/olEYG4GVzwE( Doky, dia e noite)
http://youtu.be/f0LA8Xs7RuM( Doky e a estrela cadente)
http://youtu.be/HjCQUjwwQGc( animaniacs música sobre o Universo)
http://youtu.be/od6Gy65UWcI( características de cada planeta)
http://youtu.be/houEv6dunN8( Imagens do planeta Terra por satélite)
http://youtu.be/TkTbVVcmQ5A( Lançamento do ônibus espacial)
http://youtu.be/g-KwQhbx0gA (A TERRA VISTA DO ESPAÇO – DA ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL)
Livros:
Ciência para crianças, uma viagem alucinante;
Astronauta por um dia;
O planeta Lilás
ProdutosFinal:
Maquete do Universo ( Posição dos Planetas, Coletivo);
Foguete ( Coletivo)
Nave Espacial ( Individual)
Dicionário Galático( Individual)
Roupa de Astronauta ( Coletivo).